Sobre Penhoras- O que pode ser penhorado?

De acordo com a lei, e no âmbito de uma acção de execução (acção em tribunal) estão sujeita à execução todos os bens do devedor susceptíveis de penhora, ou seja só os bens do devedor é que podem ser penhorados. Só podem ser penhoradas as coisas e direitos susceptíveis de avaliação pecuniária, não o podendo ser os bens que estejam fora do comércio.

Existem, também, limites legais à penhora, que tornam alguns bens impenhoráveis no seu todo, parcialmente ou salvo certas condições.
Não podem ser, em absoluto, penhorados:

a) as coisas ou direitos inalienáveis;

b) os bens do domínio público do Estado e das restantes pessoas colectivas públicas;

c) os objectos cuja apreensão seja ofensiva dos bons costumes ou careça de justificação económica, pelo seu diminuto valor venal;

d) os objectos especialmente destinados ao exercício de culto público;

e) os túmulos;

f) os bens imprescindíveis a qualquer economia doméstica que se encontrem na residência permanente do executado, salvo se se tratar de execução destinada ao pagamento do preço da respectiva aquisição ou do custo da sua reparação

Os instrumentos indispensáveis aos deficientes e os objectos destinados ao tratamento de doentes.São impenhoráveis:

a) dois terços dos vencimentos, salários ou prestações de natureza semelhante, auferidos pelo executado;

b) dois terços das prestações periódicas pagas a título de aposentação ou de outra qualquer regalia social, seguro, indemnização por acidente ou renda vitalícia, ou de quaisquer outras pensões de natureza semelhante. No caso desta última alínea, a impenhorabilidade tem como limite máximo o montante equivalente a três salários mínimos nacionais à data de cada apreensão e como limite mínimo, quando o executado não tenha outro rendimento e o crédito exequendo não seja de alimentos, o montante equivalente a um salário mínimo nacional.

««Veja mais sobre penhoras aqui!!!»»

55 Comentários em “Sobre Penhoras- O que pode ser penhorado?”

  1. Anonymous
    4 April, 2009 - 7:36 pm

    Boa informação!
    Parabens pelo blog e boa sorte


  2. giginho
    5 April, 2009 - 2:02 pm

    também estou endividado e não sei o que fazer em relação a isto tudo!foi como uma bola de neve,quase sem dar conta fiquei nesta situação
    que não é vida para ninguém..
    mas de certeza que não somos os únicos haverá muita gente nesta situação que talvez por vergonha não dão a cara..
    mas melhores dias hão-de vir e tudo se há-de resolver!

    Cumprimentos


  3. Anonymous
    5 April, 2009 - 10:42 pm

    É verdade, somos muitos, eu também estou nessa situação, é pena que o estado só ajude as empresas,para o Zé Povinho não existe linhas de crédito, é sempre a afundar, não nos dão solução


  4. Anonymous
    29 April, 2009 - 11:24 am

    No endividamento pressupõe que as pessoas cortem despesas. Quantos é que o fazem (REALMENTE?)

    Carros/telemoveis/LCD’s/Restaurantes/Apartamentos de Luxo/Férias.

    Conheço muito boa gente que entalada (e mais que entalada), e continua a ir de férias o mês inteiro para o Algarve (famílias de 4 elementos)
    Também eu gostava de ter uma casa melhor localizada, mas não, comprei num local barato e de qualidade de construção reduzida.
    Também gostava de andar num bom carro, mas o meu é bom (porque anda! e gasta pouco!)

    Como se dizia por aqui, que o dinheiro não é tudo na vida, concordo plenamente, e os bens também não são tudo na vida.

    Boa sorte a quem precisa dela, e é com toda a sinceridade que vos digo.


  5. Ramiro das Salsichas
    3 May, 2009 - 2:50 pm

    Concordo plenamente com o ultimo comentário

    Uma das regras fundamentais quando se pede 1 (um) crédito é pensar na eventualidade de se ter um azar se vai existir a possibilidade de o pagar.
    Tenho a certeza que 90% dos que se queixam não têm apenas um crédito mas uma carrada além dos cartões de todos os emitentes!
    Eu também gostava de ir um mês de férias para o Algarve mas vou para o parque de campismo e é quando posso, gostava de andar de BMW mas ando no meu velhinho Peugeot 205!!

    Antes de se meterem na mer** pensem, viver de aparências é lixado!!


  6. Anonymous
    21 July, 2009 - 6:09 pm

    Se todas as pessoas fossem pensar que iriam ter problemas no futuro ninguém pedia créditos, maioria das pessoas têm pelo menos um crédito habitação,e se vai ter um azar um dia mais tarde? É pena que quando se fala de endividados/ crédito mal parado, fala-se sempre como se as pessoas pedissem esses créditos para luxos!!
    Para mim não foi o caso, mas se uma pessoa pedir um crédito para um carro e um dia mais tarde fica desempregado ou doente, qual o problema? Foi ganancioso ou ambicioso de mais? Penso que não! Se na altura a pessoa podia não vejo problema pois ninguém sabe o dia de amanhã… Com essas teorias então ninguém comprava casa e ninguém tinha filhos… Porque temos que pensar em uma eventualidade de um azar??!!??
    Acho que assim ninguém andava pra frente!!


  7. Anonymous
    10 August, 2009 - 10:05 pm

    a situação do endividamento das familias na minha opinião passa pelas empresas como cofidis, e outras tais que tem juros elevadissimos, levamos uma vida inteira a pagar, pagar, pagar e a divida não desce, aumenta, no caso de nos atrasarmos uma semana ou duas no pagamento. É uma vergonha, o BP devia de por um fim a esta situação.

    eu tenho um credito na cofidis, pedi 5000€, assinei um crotrato à 7 anos e devo 5800€, alguem acha isto normal, já fiz queixa no banco de Portugal, enviei toda a documentação e fui informada que vão contactar a referida empresa,mas não podem interferir em muito, segundo me dizem, isso é que é pena. vou aguardar e ver o que dá.
    fiz queixa também ao banco de Portugal sobre a forma como sou ameaçada quando tenho prestação atrasada, da presão que exercem sobre mim, com telefonemas para o meu local de trabalho, houve um dia até que uma dita funcionária me disse que ia informar o meu chefe que eu tinha dividas. uma coisa impensável. denunciei tudo isto o Banco de Portugal.
    Aconselho a quem passe por estas situações que façam o mesmo que eu, todos juntos de certeza que conseguiremos alguma alteração, nem que seja nas atitutes pouco éticas e sem nenhum profissionalismo.
    cumprimentos e boa sorte para todos


  8. Anonymous
    8 October, 2009 - 11:37 pm

    Boas a todos gostei de todos os comentários pena e que os nossos Governantes não os leiam.
    Pois eu pedi em 1998 um empréstimo para a minha casa de 50,000.00€ e como todos nos paguei sempre as prestações ao banco pois estava a trabalhar mas por infelicidade minha fiquei doente mas mesmo o pouco que recebia de baixa medica eu pagava as prestações avia dias que eu e os meus filhos ficávamos sem comer para poder pagar e eles me pagarão durante 3 anos a que tive direito mas como continuo de baixa medica após os 3 anos ou seja estou já a 6 anos e sem nuca receber nada de ajudas meti os papeis para o Requerimento do Rendimento Social Inserção e me foi negado so por ter dito que tinha ajuda da Igreja e de vizinhos e agora o banco entregou a casa a uma instituição de recuperação de créditos.
    E a dita instrução quer 75,000.00€ ou então vou para a rua com a minha família pois já corri os bancos todos e ate agora nada por a minha mulher só ganhar 500.00€ e eu como estou de baixa medica sem ganhar nada pois não tenho carro não tenho bens para dar como credito para eles me emprestarem já mandei cartas para tudo o que e lado e ajudas nada so dão e para que tem muito dinheiro e para as empresas agora as famílias essas que se virem.
    Porque eu não estou a pedir para me pagarem a casa quero e mais uma oportunidade de a poder reaver e pagar a minha divida conforme as minhas posses não e pedir muito pelo amor de Deus.
    Já agora deixo aqui o meu apelo se alguém conhecer agúem que me possa ajudar agradecia do fundo do coração. Manuel_pereira2008@hotmail.com
    Que Deus ajude a todos os que precisão e que fazem tudo pela direitura e verdade.


  9. Anonymous
    9 October, 2009 - 2:46 pm

    Boa Tarde. Tanbém eu fiquei individada por querer ajudar um familiar. Como as coisas correram mal e não conseguir pagar, começaram então os problemas. Não queremos que nos julguem, queremos é ser ajudados. quando pedimos um emprestimo, não é para nos "armarmos" em ricos, mas sim para combater uma situação. ao menos no meu caso foi assim. Preciso de 15000 euros para liquidar esta situação. Agradeço que me possam ajudar. Trabalho e sou pessoa séria. Obrigada por me ouvirem.


  10. Anonymous
    2 November, 2009 - 2:45 pm

    Boa Tarde,

    Estou numa situação delicada, tenho um emprestimo à Cofidis, no qual esta em mora no Banco de Portugal devido a problemas financeiros, sou funcionário publico efectivo, só que hoje em dia a função pública já não é o que era, cortam na horas extras, a unica forma de se ganhar mais algum e fazer façe às despesas, tentei negociar com a instituição anteriormente mencionada mas sem efeito, já estou a receber contactos ameaçadores de uma empresa de recuperação de crédito que tem pelo nome COMFIRA no porto, hoje até de mentiroso me chamaram, gostava de saber se podem ajudar na obtenção de um crédito no valor de 3.500€, dado que já pedi ajuda a familiares e amigos mas infelizmente todos me tem fechado a porta e virado as costas.
    Quando uma pessoa está de bem com a vida ajuda todos, quando somos nós a precisar de ajuda todos desaparecem.


  11. Anonymous
    5 November, 2009 - 10:14 pm

    Infelizmente tbm me encontro na mesma situação endividada. Não sei o que fazer. São processos de tribunal a pedirem mais do que realmente devemos. Estou desesperada. E nem ajuda juridica temos.


  12. Anonymous
    21 December, 2009 - 6:53 pm

    O melhor é pedir a insolvência…


  13. Anonymous
    6 January, 2010 - 3:10 pm

    Tambem tenho credito na Cofidis e na Oney quando o meu marido ficou desempregado avisei logo por escrito o que se passava e que poderia continuar a pagar a mensalidade mas uma quantia mais baixa que eu pudesse pagar os vários compromissos, não aceitaram enviei mais duas cartas com a prova de desemprego e o meu rendimento e os pagamentos que tinha de fazer, não aceitaram, depois estão sempre a telefonar e são muito agressivos tentam dizer-nos o dito por não dito são pessoas treinadas para nos pressionar e ameaçam, dão-nos cabo da saúde. quando queremos pagar porque não é permitido um prazo maior para podermos honrar os compromissos.Estas financeiras são piores que os bancos são autenticos chacais. Os bancos tentam negociar o emprestimos para a pessoa ir pagando menos até se recompor e regularizar os imprevistos que surgiram na sua vida. Quem me dera pagar tudo e nunca mais ouvir falar nessas financeiras.


  14. Anonymous
    6 January, 2010 - 3:19 pm

    É horrivel vermos-nos na situação de endividados queremos honrar os compromissos com uma prestação mais baixa mas as financeiras não cedem e a nossa divida agrava-se porque pagamos só juros e multas de atraso que vão acumular na divida é o que eles pretendem as dividas ficam cada vez maiores, é muito dificil arranjar saída para estas situações. Gostava de saber o que é insolvencia.


  15. Anonymous
    6 January, 2010 - 7:09 pm

    Insolvência,muito resumido é a falência da pessoa… Provando que a pessoa não tem condições de pagar a dívida pode pedir a insolvência….


  16. Anonymous
    11 January, 2010 - 10:42 pm

    Boa Noite:

    Como e quando se pode pedir a insolvência? A onde posso dirigir-me?
    É necessário contratar advogado?

    Tenho vários creditos, que tenho pago, mas tenho um ao Barclaycard (13000€) que não estou a conseguir pagar a totalidade da prestação. Já tenho 2.500€ em atrasos e juros.
    Devo pedir a insolvência??

    Obrigado pela atenção, José Ferreira


  17. Sofia
    12 January, 2010 - 5:38 pm

    Penso que talvez uma consolidação de créditos seja a melhor opcção…
    Peça a um consultor financeiro que analise a sua situação,pode pedir auxilio no canto superior direito do blog,visto que tem parceria com a Exchange.Podem analisar o seu caso e ver se é possível uma consolidação de créditos,ficando todos os créditos em um, e com prestação mais baixa

    Sofia


  18. leticia pontes
    24 January, 2010 - 10:37 am

    Boa tarde!
    Ligaram-me duma financeira que me vao penhorar o ordenado e que no final deste mes ja recebo menos 1/3 deste, ora eu fazendo contas a vida, comecei a pensar…eu recebo cerca de 720€ mes, para pagar 300€ de casa, as contas de agua, luz, gas,e ainda o comer para 1 mes, portanto se me tiram 1/3 destes 720€, ficam 400€, pagando a casa e as contas eu vou ficar com o k ???????Queria muito saber se existe alguma alma caridosa que saiba de alguma coisa que eu possa fazer para tentar resolver isto, pk eu tentei entrar em acordo com eles de todas as maneiras e feitios, mas eles so me apresentavam montantes muito superiores ao k eu recebia,por isso, se me puderem ajudar agradeço imenso. Obrigada.leticiapontes1985@hotmail.com


  19. koplms
    24 January, 2010 - 12:20 pm

    Boa Tarde

    Dª Leticia se ganha 720€ vai ser descontado 240€ ( 1/3) ficando com 480€. O que pode fazer é quando o ordenado lhe for penhorado é pedir no tribunal a redução da penhora para 1/6 ou mesmo a isenção ( limite máximo de 1 ano ) comprovando as despesas que tem mensalmente.

    Cumps


  20. leticia pontes
    24 January, 2010 - 5:40 pm

    Boa tarde!
    Obrigada pela sua resposta, e para isso eu teria unicamente que me dirijir ao tribunal, terei que pedir para falar com alguem em especial, ou alguma seccao,podera me explicar como faço. Obrigada. leticiapontes1985@hotmail.com


  21. koplms
    24 January, 2010 - 6:04 pm

    Sim, tem de ir ao tribunal e dirija-se a uma secção e explique o que vai fazer que eles iram encaminhar para a secção certa, nessa secção irá escrever a carta ( que irá ser lida pelo juiz )
    e se possível junte comprovativos ( recibos de casa,despesas etc..). Dentro de algum tempo irá receber uma resposta a dizer se foi aprovado a redução ( ou isenção, dependo do que pedir) da penhora.

    Cumps


  22. triste
    2 March, 2010 - 9:09 pm

    Recebi uma execução de penhora no valor de 125mil euros por causa de uma casa que a certa altura não consegui pagar e que o banco disse que ficava com ela. Entretanto parece que mudaram de ideias.
    Neste momento não tenho como pagar, mas gostaria de entregar a casa como bem para cobrir o valor ou parte dele.
    Tenho algumas questões?
    Como procedo para que fiquem com a casa?
    Se a casa não cobrir a divida como vão cobrá-la? Não tenho mais nenhum bem em meu nome.

    Se me pudessem ajudar, é que estou aflita!!!!


  23. amst14
    3 March, 2010 - 12:02 pm

    Bom dia.
    Os meus pais têm dívidas a várias financeiras e tinham ainda a hipoteca da casa. Em 2008 deixaram de poder pagar a casa e eu comprei-a, contraindo para isso um empréstimo ao banco. Neste momento residimos todos juntos, os meus pais e eu, e eu estou a pgar a casa ao banco. Contudo, apesar do meu pai ter saldado a hipoteca da casa (com a venda da casa a mim), continua com várias dívidas ás financeiras. A minha pergunta é: a casa corre algum risco de penhora? Podem anular a venda da casa?


  24. mines
    4 March, 2010 - 12:15 am

    boas! tenho um credito com a cetelem de 1000e mas ja vai em 1600e por causa dos juros. agora entrou em contacto comigo uma empresa de recuperaçao de creditos a effico na qual me exigem um valor imediato de 1000e se nao vem a minha casa a gnr com um advogado, para me fazerem uma penhora. tenho duvidas: vivo em casa de familiares, nao tenho nada em meu nome, eles podem vir na mesma a minha casa??? e apareçem assim ?? do nada???
    sem aviso?? gostaria que me ajudassem pois estou a entrar em desespero…


  25. koplms
    4 March, 2010 - 10:15 am

    Boas

    Sr Paulo é uma forma de pressão para efectuar o pagamento, nestes casos após não conseguirem acordo com o cliente, entram com uma acção em tribunal mas para lhe penhorarem um terço do ordenado.Só quando uma pessoa não tem rendimentos que possam ser penhorados, é que costumam optar por outro tipo de penhoras, nesse caso ai sim poderiam optar pela penhora do recheio da casa, MAS se a casa estiver em seu nome, caso não esteja que é o caso as bens não são seus.


  26. koplms
    4 March, 2010 - 10:17 am

    Bom Dia

    Se fosse em caso de insolvência, ai sim perderia a casa, pois era considerado que se desfez dos bens, mas neste caso PENSO que não.Mas ainda hoje lhe darei aqui uma resposta mais concreta, vou me informar para não lhe induzir em erro.


  27. koplms
    4 March, 2010 - 10:22 am

    Bom Dia

    Pode entrar em acordo com o banco e “devolver” a casa ao banco, sendo esse valor abatido no total da divida, caso não pague a casa a divida total, muitos bancos nestes casos fazem um crédito pessoal do restante valor ao cliente.

    Ex.

    A casa vale 80 mil agora no mercado ( é vendida pelo banco a este preço )

    Mas a senhora tem ainda em divida 100 mil… ficaria a faltar 20 mil… neste caso o banco em vez de continuar com o crédito habitação, faz lhe um pessoal de 20 mil euros para ser pago o restante valor.


  28. Ana Alves
    23 March, 2010 - 10:10 pm

    Gostaria de saber se me podem penhorar o recheio de casa ou outros bens sem ir a julgamento ou sem ordem judicial.
    Neste caso refiro-me a dividas de instituiçoes de credito.
    Agradeço que ajudem com uma resposta.


  29. koplms
    24 March, 2010 - 1:17 pm

    Boa tarde

    Dª Ana tem de primeiro passar por um tribunal e o Juiz autorizar .Nenhuma instituição financeira pode efectuar qualquer penhora por ela própria.

    Cumps


  30. Ana Alves
    25 March, 2010 - 9:59 pm

    Boa Noite
    Em 2000 para montar um pequeno negócio fiz um emprestimo sobre uma loja que estava paga na totalidade paguei tudo direitinho até á chegada da Crise, ou seja, até 2008.
    Neste desespero de nao conseguir pagar , será que tem que ir a tribunal e só com decisão do Juiz me podem tirar a loja? Ou o Banco tem autoridade para o fazer?
    Agradeço a quem me poder ajudar para eu poder aliviar um pouco a tensão em que vivo.


  31. Ana Alves
    25 March, 2010 - 10:00 pm

    E no caso da habitaçao própria com Hipetéca ao Banco , como se processa o despejo da pessoa?


  32. koplms
    26 March, 2010 - 6:23 pm

    Boa tarde

    Dª Ana o Banco por si sozinho não pode tirar, passa sempre a execução pelo tribunal, assim como a casa para a despejarem tem de existir uma ordem de despejo/ penhora do imóvel.

    Aconselho a tentar renegociar com o banco em questão, as suas dividas de modo a ter a sua situação regularizada.Nem que para isso contrate um advogado que lhe consiga um plano de pagamentos.Adiar esta decisão poderá num futuro próximo que lhe penhorem a casa ou a loja…Fale com o banco e explique detalhadamente a sua situação.Tente um acordo em que lhe seja possível acertar a sua situação.
    Não consegue uma consolidação com hipoteca da casa?
    Cumps


  33. Ana Alves
    26 March, 2010 - 9:04 pm

    Boa Noite
    Em primeiro lugar quero lhe agradecer do fundo do coração ajuda que me tem dado pois eu vivo num sufoco de ansiedade e desespero e penso que já passei a fase de poder ser eu a negociar ou a pedir o que quer que seja, vou seguir o seu conselho e consultar um advogado para me ajudar.
    Se souber nome de algum advogado/a dentro desta área agradeço se me puder faculta-lo .
    Muito agradecida, tudo de bom para si.


  34. fflx76
    31 March, 2010 - 9:51 am

    bom dia

    eu tenho o vencimento penhorado em 1/3 por divida a uma financeira, como ainda tenho dividas a outra financeira a minha duvida e a seguinte
    ja sei que so me podem penhorar o vencimento uma vez, como já é o caso
    podem ir a minha casa penhorar o recheio ? e de que forma ? levam as coisas ? e que coisas podem levar ?
    agradeço desde já o vosso serviço publico e ajuda prestada aqui
    bem hajam
    se poderem me responder p o mail agradeço


  35. adriano
    8 April, 2010 - 6:14 pm

    Roubaram meu carro, não tinha seguro, então parei de pagar as prestações as quais ainda faltam 55 de 60, porém já fazem 3 meses e 5 dias que a 1° parcela não paga venceu então meu nome entro para o cadastro do SERASA, assim já segue mais 2 com data de vencimento a cada dia 3
    Mas vou paga o carro sim, porem espero uma negociação justa com a financeira e sei que esse periodo eles ainda não negociarão.
    Porém tenho uma moto, que também esta financiada em outra finaceira, e ainda faltam 7 parcelas de 36, desejo saber si corro risco de perder essa moto para a financeira do carro por não pagamento do mesmo, e o que devo fazer?
    Grato desde já!


  36. koplms
    9 April, 2010 - 7:45 pm

    Boas Adriano

    Não sou conhecedor das leis no Brasil mas penso que se a financeira do carro avançar para as penhoras,podem sim penhorar-lhe a moto,porém costumam normalmente avançar primeiro para a penhora do vencimento.

    Tente renegociar a divida,ou então venda o um dos dois e regularize as suas dividas.
    Fique só com o carro ou mota. Mas vale ficar só com um e sem dividas do que com os 2 e andar apertado financeiramente.

    Cumps


  37. Cíntia
    18 April, 2010 - 3:08 am

    Gostaria de saber se:

    - um único bem móvel de utilização da nossa atividade comercial pode ser penhorado?
    - temos 18 conjuntos de mesas e cadeiras. Mesmo sabendo que as mesmas são necessárias para o nosso trabalho, elas podem ser penhoradas?
    - temos um forno elétrico, um forno de microondas e um fogão com forno convencional. Estes são considerados a mesma coisa e podem ser penhorados?
    - após verificarem que a empresa não possui bens penhoráveis, os mesmos (fiscais) podem ir até a residência no mesmo dia e fazer a penhora dos bens da residência, ou será expedido um novo mandado?
    - se a penhora for feita na residência, televisores, dvd’s, vídeos em duplicidade, podem ser penhorados?
    - considerando que sou casada em regime de separação de bens, os bens em nome do meu cônjuge podem ser penhorados? Neste caso, haverá um terceiro mandado ou será executado imediatamente?
    - veículos financiados e/ou não (um carro e uma moto) podem ser penhorados? Mesmo sendo de valor muito acima da sentença?

    No aguardo.

    Obrigada!


  38. hanspetterson
    20 April, 2010 - 4:41 pm

    Boa tarde
    como muita gente neste pais, ao longo dos anos contrai dividas com financeiras as quais neste momento não consigo pagar. Claro que todos os dias me telefonam, enviam e-mails ou cartas para a casa da minha mae para que eu pague. Como não pago porque o pouco que me sobra do meu vencimento é para poder viver o dia (pagar alimentação, transportes….). Sei que o fim disto tudo irá ser a penhora. A minha questão é o seguinte: eu não tenho bens, ou seja, não tenho carro, casa, mota…nada, somente o meu salario. Como a minha morada é da casa da minha mãe, apesar de eu já nao viver lá, e a mesma está alugada em nome dela. Todos os recibos estão em nome dela. O tribunal pode pedir uma ordem de penhora ao recheio da casa onde ela vive e que está alugada em nome dela? Pelo o que li~acho que não, mas se me pudessem dar a certeza ficaria grato.
    Muito obrigado pela ajuda e pelo o blog que em muito me tem ajudado a enfrentar esta minha situação.


  39. ana
    23 April, 2010 - 12:13 am

    no tempo do falecido tenho uma divida do telefone agora recebi uma carta para penhora do recheio da casa,devolvi a carta dando nome de outra pessoa que abitava a casa ,estrnhei reseber so agora sendo a divida do ano 2000,o rexeio da casa e quaze nada ,casei foi vitima de maus tratos,e so tenho o que amigos me dao,as camas garda fatos mquina de lavar e outra de secar fogao figorifico mesa de cosinha e 3 tv um movel decorredor uma arca de madeira e um compotador tudo antigo em 2ou ate3 mao,fiquei desemregada e resebo 190eurs por mes todo o reto e dado pois ainda nao tenho pençao do meu filho,teno uma velha maquina de costura recordaçao da minha avo nao quero perder esse bem.GOSTAVA DE SABER SE O QUE TENHO POSO FICAR SEM ELE ,E SE POSSO IVITAR ,tambem me disseram que ja passaram muitos anos e pescreveu .,se for posivel uma resposta OBRIGADA.


  40. AJMR
    26 April, 2010 - 10:49 pm

    vivo uma situação dramatica por culpa de tentar entrar num negocio de pastelaria hpje estou sem nada e com o meusalario penhorado,perdi tudo o que tinha,casa ,carros e até a minha propria familia não nos liga,só resta a minha esposa e a minha filhta,vivemos com muita dificuldade e pode demorar a passar mas espero um dia voltar a sorrir pois e muito complicado viver com o sentimento que não podemos dar aos nossos filhos o que queriamos.~boa sorte a todos e coragem pois muitas vezes passam coisas pela cabeça que não vale a pena fazer pois não podemos esquecer uma coisa ,os nossos filhos pois são a coisa mais bela que temos nesta vida e eles precisam de nós.
    ajmr.


  41. koplms
    28 April, 2010 - 10:22 pm

    Boas

    A única solução no seu caso é um plano de pagamentos ou insolvência com exoneração de passivo.
    Contrate um advogado especializado ou empresa que lhe possa tratar desse processo.
    Se precisar de referências contacte-me oendividado@hotmail.com

    Cumps


  42. koplms
    28 April, 2010 - 10:25 pm

    Boas

    Dª Cíntia as leis de Portugal são diferentes das do Brasil, aconselho-a a tentar informar-se com um advogado e tentar resolver a sua situação com a renegociação de todos as suas dívidas .

    Cumps


  43. FFlx76
    3 May, 2010 - 8:00 am

    Bom dia
    Gostaria que me informassem como posso iniciar um processo de insolvencia, as consequencias e como se desenrola o mesmo
    Obrigado desde já


  44. claudia
    4 May, 2010 - 10:52 am

    Boa tarde,
    fiz um credito pessoal de 20.000€ á 2 anos, tinha uma prestação de 550.00€, a vida deu uma grande volta e fui tentar baixar pois não consigo pagar neste momento tenho um filho com meses e tou sozinha a criá-lo e então o valor passou a 336.00€ mas é impossivel tenho um carro que estou a pagar não tenho mais nada.trabalho para sustentar o meu filho, n consigo pagar, o kque me pode acontecer???já tenho sido ameaçada como vai pra tribunal n sei k fazer, alguém me ajuda????as consequencias que me vai trazer pois não posso contar com ninguem.Há goataria de frizar que ganho 550€ por mês


  45. wiliam
    7 May, 2010 - 1:54 pm

    quero saber se tem alguem q possa me ajudar
    se tem como reduzir as prestação ou a nular a divida
    pois no monento ta dificil fazer algum acordo


  46. Sagitario64
    10 May, 2010 - 5:09 pm

    Vivo em casa do meu pai, que tem dois pisos sendo que eu moro no 2º andar. Embora a minha mãe ja tenha morrido o meu nome não consta em lado nenhum (certidão predial, etc.) porque a casa é ilegal. A minha pergunta é, eu dou aquela morada e os contratos de agua e luz estão em meu nome, mas não tenho contrato de arrendamento nem sou proprietaria, só la vivo por ser a casa do meu pai. A minha pergunta é, sou obrigada a deixar entrar um agente de execução, não sendo eu a proprietaria da casa?
    Não é suposto que os bens la existentes sejam do proprietario, o meu pai? O facto de os contratos de agua e luz estarem em meu nome não provam apenas que resido ali?
    Obrigada.


  47. paulo
    14 May, 2010 - 2:16 pm

    Boa Tarde,

    Venho por este meio pedir a vossa ajuda, para saber como poderei resolver a minha situação.

    Sou proprietário de uma casa adquirida juntamente com outra pessoa do qual me separei à 5 anos, no inicio nehum de nós pretendia a casa, deixamos de pagar as prestações ao banco à 3 anos, à cerca de um ano a casa foi penhorada, mas ate hoje não foi vendida em asta publica, o valor da divida das prestações deve ser actualmente cerca de 30.000 euros.
    A prestação era de mais ou menos 800 euros à 3 anos atrás. eu neste momento conseguiria pagar entre 1200 a 1300 euros por mês.
    Resumindo, neste momento pretendia ficar novamente com a casa, pk formei uma nova familia. existe alguma possibilidade de o banco aceitar negociar pagar a divida em prestações e pagar tb o valor da renda?

    Agradecia que me disssessem alguma coisa, para eu poder seguir em frente.

    Muito obrigado.

    Paulo Ferreira,


  48. maria
    16 May, 2010 - 12:59 pm

    tenho uma serie de dividas com financeiras neste momento so tenho o credito habitação e dois cartoes de credito em dia estou a ser ameaçada diariamente por estas instituiçoes,trabalho por conta de outrem e ate o ano passado tive um estabelecimento aberto com o meu companheiro que nao deu certo dai para salvarmos e situação nmos fomos encehndo de creditosos nossos vencimentos sao cerca de 1300 euros mensais e tenho creditosno valor total de 65 000 euros sem o credito habitação,podem ajudar de alguma forma a tentar arranjar uma solução sempre fui cumpridora ate ao inicio deste ano ,ocredito habitação so se encontra em meu nome, agradeço desde ja, a vossa colaboração.


  49. Rodrigues
    24 May, 2010 - 10:45 pm

    Meus caros “bloguistas”, isso é tudo treta … no que diz respeito à Effico, ou seja:
    a empresa Effico, é uma empresa de recuperação de activos, pertencente ao Grupo BNP, ou seja, uma empresa que presta serviço de cobranças a outras tantas empresas como o Citibak, o grupo Sonae, a Cofidis, o Barclays, o BPI, entre outros tantos.

    Até aqui tudo ok … não fosse a forma como procedem à cobrança!!!

    Os colaboradores são “avaliados pelos objectivos mensais que lhes são impostos e assim sendo VALE TUDO!

    Quando digo que vale tudo é bem verdade … com o total conhecimento da Direcção Geral, Direcção Financeira, Direcção Operacional, Direcção Comercial e Direcção Juridica os colaboradores ENGANAM os clientes devedores quando os contactam telefónicamente.
    Como?
    Ameaçam os clientes devedores de penhoras chegando mesmo ao ponto de simular as mesmas …
    Uma simulação na Effico é efectuada a seguinte forma:
    - o colaborador contacta o cliente devedor e faz-se passar por um advogado (alguns são mesmo advogados) marcando data e hora para a penhora caso o cliente não liquide a divida até ao dia “x”;nesta altura dá o contacto de outro colega da Effico que vai fingir ser o solicitador que vai estar presente na penhora o colaborador para o caso do cliente pretender suspender a falsa penhora.
    Nesta fase instigam o devedor a pedir dinheiro emprestado ou a vender bens para pagar a divida; quando o cliente não apresenta uma solução viável, chegada a “véspera da penhora”, o cliente é contacto para fornecer alguns dados que possam facilitar ao “falso solicitador” a chegada a sua casa ainda o informando que vai acompanhado de policia e de um serralheiro para arrombar a porta caso não esteja ninguém em casa. No dia da “penhora” contactam de novo o cliente para o informar que está a caminho de sua casa com a policia (e colocam um tlmv com toque de sirene para o cliente ouvir), com uma carrinha de penhoras (alegando que é uma carrinha fechada onde está escrito “PENHORAS”) e um serralheiro para arrombar a porta caso não esteja ninguem em casa.
    O cliente começa a ficar em pânico, contacta a Effico e tenta resolver a situação conforme pode mas nem sempre os resultados são os melhores, ou seja, já aconteceu clientes irem para o hospital e, inclusivé já aconteceu um suicidio (com carta deixada alegando a vergonha de passar por uma penhora).
    Existem clientes que pedem adiantado no trabalho, vendem mobilias, pedem emprestado a familiares ou vizinhos (que ficam a saber da situação através de contactos efectuados pelos próprios colaboradores da empresa).
    Isto é feito a qualquer tipo de cliente desde o tipico “vigarista” que vive de créditos ao “pobre coitado” que vive do seu vencimento e que, perante a crise, mal consegue manter a sua casa ou a educação dos próprios filhos.

    Ao que me parece muitos de vós foram “vitimas de uma segunda burla” sebdo esta por parte da Effico. Esta empresa só presta serviço juridico ao Cetelem e creio que brevemente com outra empresa que não sei bem qual é …


  50. Diana
    25 May, 2010 - 10:17 pm

    Boa noite.
    Tenho o meu ordenado penhorado 1/3, agora vou ser despedida como todas as minhas colegas,vamos receber os nossos direitos.Gostaria de saber, se, sobre essa indeminização que vou receber eles me podem retirar o valor total? E tambem quando for para o desemprego se eles continuam a retirar 1/3 do valor que vou receber de subsídio de desmprego?
    Obrigada.


  51. Maria Campos
    28 May, 2010 - 10:52 am

    Boa tarde,
    Na sequencia das duvidas já apresentadas, continuo a ter duvida de no caso de uma pessoa não ter morada fiscal em Portugal, ou seja, não trabalha nem habita em Portugal, mas continua a pagar um crédito habitação que se mantem em dia, no caso de penhora por uma institução de crédito de uma divida de cartão feita anteriormente e não tendo mais bens em seu nome e a casa estar a ser habitada por terceiros, se no caso da penhora de recheio o que fazem neste caso, visto que os bens da casa são das pessoas que habitam lá, neste caso familiares não directos.
    Agradecia uma ajuda neste esclarecimento. Obrigado. Maria Campos


  52. Maria Campos
    28 May, 2010 - 11:22 am

    Boa tarde,
    No seguimento do que já foi dito anteriormentem tenho ainda uma duvida, tenho uma divida de um cartão de crédito já anterior a eu ter saído do país e que não foi pago, agora querem penhorar algo, mas eu não tenho bens e já não tenho sequer morada fiscal em Portugal (registada esta alteração nas finanças), mas continuo a pagar uma casa em crédito Habitação regime geral e está em dia. Na casa que eu pago estão habitar outras pessoas e o recheio são delas. Quanto à penhora o que neste caso podem penhorar? O recheio não é meu e para todos os efeitos não moro em Portugal. Mora em casa de empresa que me contrata no estrangeiro. Agradecia vossa ajuda neste esclarecimento. Obrigado. Maria Campos


  53. JOSÉ INACIO
    3 June, 2010 - 11:29 am

    Tenho uma empresa de LTDA, esta falida não tenho bens em nome dela o unico bem que tenho e minha casa,pergunto se pode ser tomada por parte do banco e que devo?


  54. JOSÉ INACIO
    3 June, 2010 - 11:37 am

    gostaria de iniciar um processo de insolvencia quais as consequência e como sera o dessenrolar


  55. jose almeida
    6 June, 2010 - 2:08 am

    o credibom tirou.me o meu irs directamente das finanças como ixo e possivel nem avizado fui simplesmente so kuando recebi a carta das finanças a dizer k ia receber x e x ia para o credibom
    sera k agora me vao tirar 1/3 do ordenado tb?


Deixe uma resposta